quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Guerra do Paraguai


Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido naAmérica do Sul. Ela foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta porBrasilArgentina e Uruguai. A guerra estendeu-se de dezembro de 1864 a março de1870. É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza), na Argentina e Uruguai, e de Guerra Grande, no Paraguai.
O conflito iniciou-se com a invasão da província brasileira de Mato Grosso peloexército do Paraguai, sob ordens do presidente Francisco Solano López. O ataque paraguaio ocorreu após uma intervenção armada do Brasil no Uruguai, em 1863, que pôs fim à guerra civil uruguaia ao depor o presidente Atanasio Aguirre, do Partido Blanco, e empossar seu rival coloradoVenancio Flores. Solano López temia que o Império brasileiro e a República Argentina viessem a desmantelar os países menores do Cone Sul. Para confrontar essa suposta ameaça, Solano López esperava contar com o apoio dos blancos, no Uruguai, e dos caudilhos do norte da Argentina. O temor do presidente paraguaio levou-o a aprisionar, em 11 de novembrode 1864, o vapor brasileiro Marquês de Olinda, que transportava o presidente da província de Mato Grosso, mas que o governo paraguaio suspeitava que contivesse armas. Seis semanas depois, o Paraguai invadiu o Mato Grosso. Antes da intervenção brasileira no Uruguai, Solano López já vinha produzindo material bélico moderno, em preparação para um futuro conflito.
BrasilArgentina e Uruguaialiados, derrotaram o Paraguai após mais de cinco anos de lutas durante os quais o Brasil enviou em torno de 150 mil homens à guerra. Cerca de 50 mil não voltaram — alguns autores asseveram que as mortes no caso do Brasil podem ter alcançado 60 mil se forem incluídos civis, principalmente nas então províncias do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso.Argentina e Uruguai sofreram perdas proporcionalmente pesadas — mais de 50% de suas tropas faleceram durante a guerra — apesar de, em números absolutos, serem menos significativas. Já as perdas humanas sofridas pelo Paraguai são calculadas em até 300 mil pessoas, entre civis e militares, mortos em decorrência dos combates, das epidemias que se alastraram durante a guerra e da fome.
A derrota marcou uma reviravolta decisiva na história do Paraguai, tornando-o um dos países mais atrasados da América do Sul, devido ao seu decréscimo populacional, ocupação militar por quase dez anos, pagamento de pesada indenização de guerra, no caso do Brasil até a Segunda Guerra Mundial, e perda de praticamente 40% de seu território para o Brasil e Argentina. Após a Guerra, por décadas, o Paraguai manteve-se sob a hegemonia brasileira.
Foi o último de quatro conflitos armados internacionais, na chamada Questão do Prata, em que o Brasil lutou, no século XIX, pela supremacia sul-americana, tendo o primeiro sido a Guerra da Cisplatina, o segundo a Guerra do Prata, e o terceiro aGuerra do Uruguai.

War of the Triple Alliance composite.jpg
Compilação de imagens da Guerra do Paraguai.
Data1864-1870
LocalAmérica do Sul
DesfechoVitória dos Aliados
Intervenientes
Flag of Paraguay 1842.png ParaguaiFlag of the Second Empire of Brazil.svg Império do Brasil
Argentina Argentina
Flag of Uruguay.svg Uruguai
Principais líderes
Flag of Paraguay 1842.png Solano López †
Flag of Paraguay 1842.png José E. Díaz †
Flag of the Second Empire of Brazil.svg D. Pedro II
Flag of the Second Empire of Brazil.svg Duque de Caxias
Flag of the Second Empire of Brazil.svg Marquês do Herval
Flag of the Second Empire of Brazil.svg Almirante Barroso
Flag of the Second Empire of Brazil.svg Conde d'Eu
Argentina Bartolomé Mitre
Flag of Uruguay.svg Venancio Flores
Forças
150 mil paraguaios200 mil brasileiros,
30 mil argentinos,
5583 uruguaios,
Total:
235 583 soldados
Vítimas
Cerca de 300 mil mortos
entre militares e civis.
50 mil brasileiros,
18 mil argentinos,
3120 uruguaios,
Cerca de 71 mil mortos.
Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Paraguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário